Quintadavacaria.pt

História

história1
Reza a história que o vinho produzido na Quinta da Vacaria
remonta a 1616, há 4 séculos atrás.
Entre viagens em pipas nos barcos rabelo com falsas identidades e o anonimato das produções locais, nasceu nas margens do Rio Douro e chegou até ao nossos dias com este passado fenomenal para nos dar a provar este néctar dos deuses.
É com enorme orgulho, portanto, que a Quinta da Vacaria tem hoje um dos maiores e mais valiosos vinhos de Porto antigos, que só em 2016 foram finalmente engarrafados na origem e rotulado com a marca própria.

A Vinha

vinha1

É fácil, sobre ser extremamente agradável, seguir as margens do Douro, não só para admirar as belezas das suas poéticas paisagens e meditar sobre as ruínas das suas pitorescas quintas, mas também para observar e estudar a judiciosa e aprimorada cultura das suas formosas vinhas. 

É em torno da Régua que a cultura da vinha apresenta considerável desenvolvimento e se patenteia em torno de seu viçoso esplendor. Nada é mais admirável do que o panorama que se desenrola á nossa vista, na estação em que as vinhas ostentam todas as suas galas. Em nenhuma outra parte, apresenta o Douro um aspeto mais aprazível. Alarga o rio neste lugar o seu leito e as colinas de um e outro lado, afastando-se e adoçando o seu declive, dilatam e ampliam a paisagem.

Localização

A Quinta da Vacaria está situada na zona do Baixo Corgo, nos limites orientais da Régua. Na documentação aparece descrita nestes termos: “distava 16 Legoas desta cidade, (Porto) próxima do rio Douro, da ponte de Trás os Montes, distante de Villa Real 3 legoas, no termo da Villa de Canellas”.

Estava dividida em duas quintas: a quinta do Corgo, nas mediações do rio Corgo e a quinta denominada da Vacaria, atravessada por uma estrada importante que fazia a ligação entre a zona de Trás-os-Montes, Lamego e Peso da Régua. Registamos este pormenor viário, salientado, aliás, na documentação, pela sua importância no campo comercia, transformando-se num canal previligiado para o escoamento dos produtos das duas quintas.